Como limpar o espaçador

Saiu mais um vídeo no nosso canal!!! Dessa vez eu mostro como limpar o seu espaçador.

Essa é uma dúvida muito comum no consultório, se devo ou não limpar o espaçador, e de que forma isso deve ser feito.

O espaçador, ou câmara expansora, serve para ajudar pacientes sem tanta coordenação motora (geralmente crianças pequenas) a receber de forma adequada a medicação inalatória (dos inaladores dosimetrados, também conhecidos como bombinhas). Eles aumentam o espaço entre a bombinha e a boca, fazendo com que o paciente possa respirar de forma lenta a medicação, aumentam a quantidade de medicação que chega ao pulmão e diminuem a quantidade presa na boca.

Para um espaçador funcionar da melhor maneira possível, é desejável que exista a menor carga eletrostática possível em suas paredes, dificultando a deposição de medicação nelas. Por essa razão, a lavagem de espaçadores plásticos com uma solução de água e detergente é desejável e melhora a deposição de mediação no pulmão.

OBS: se o seu espaçador é de metal, não há necessidade de fazer essa lavagem.

ou veja no nosso canal do youtube

Bibliografia:

Ribeiro JD. Aerossóis e espaçadores na crise aguda de asma. Evolução e hora de mudar a rotina. J Pediatr (Rio J). 2005;81:274-6.

Wildhaber JH, Janssens HM, Pierart F, Dore ND, Devadason SG, LeSouef PN. High-percentage lung delivery in children from detergent-treated spacers. Pediatr Pulmonol. 2000;29:389-93

Chong Neto HJ, Chong-Silva DC, Marani DM, Kuroda F, Olandosky M, de Noronha L. Diferentes dispositivos inalatórios na crise aguda de asma: um estudo randomizado, duplo-cego e controlado com placebo. J Pediatr (Rio J). 2005;81:298-304.

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square

Copyright© 2015 - Todos os Direitos Reservados a Drª. Érica Azevedo - especialista em Alergia e Imunologia

SIGA-NOS:

  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • w-facebook