top of page

Cupcake de cenoura sem ovo nem leite


Estou há um bom tempo sem postar novas receitas, afinal, não é fácil achar tempo para testar as receitas novas. Mas, olhando minhas receitas antigas, percebi que os alérgicos a ovo estão sendo negligenciados... Então comecei a pensar em receitinhas para quem não pode com ovo. Nessas pesquisas descobri que a água do cozimento do grão de bico é usada por veganos para fazer merengue. Oras! Se faz merengue faz bolo! Então resolvi testar as propriedades da água de grão de bico em um bolo clássico da infância, o bolo de cenoura. O motivo pelo qual esse bolo virou um cupcake é dos menos nobres. Como eu estava testando a receita, e é bem mais fácil acertar com um cupcake que com um bolo no tabuleiro, resolvi fazer cupcake mesmo.

Essa é a receita original da minha mãe:

Leva ovo, mas não leva leite (os alérgicos só a leite podem comer a receita tradicional).

Bem, não posso deixar de lembrar que se você está cozinhando para um alérgico e na sua cozinha tem o alimento implicado na alergia, você deve antes de começar a fazer qualquer coisa dar uma boa limpada na sua bancada de trabalho, certificando-se de que não há nenhum pedacinho de manteiga perdido ou algum restinho de ovo que possa contaminar a comida do alérgico (doses mínimas podem desencadear a crise alérgica). O segundo passo é lavar bem as mãos, a técnica correta de lavagem das mãos é encontrada aqui.

Agora sim, vamos à receita.

Ingredientes:

1 cenoura grande

1/4 de xícara da água da lata do grão de bico cozido

1/2 xícara de óleo

3/4 de xícara de açúcar

1 xícara de farinha de trigo

1/2 colher de sopa de fermento

Pré-aquecer o forno a 180 graus. Ralar a cenoura (esse passo é importante, especialmente se seu liquidificador não é lá essas coisas...). Bater a água de grão de bico, a cenoura e o óleo no liquidificador até ficar homogêneo. Colocar a mistura em uma tigela e acrescentar o açúcar, a farinha e o fermento. Colocar a massa em forminhas de cupcake (rende 8 forminhas) e colocar para assar por mais ou menos 30 minutos (conforme a potência do seu forno). Assim que sair do forno, se quiser, jogue uma calda de chocolate com o bolo ainda quente.

Se você é alérgico a leite pode usar nossa calda de chocolate sem leite.

Olha, eu não sou de me gabar não, mas ficou uma delícia!!! Nem Jojô resistiu...

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page