top of page

Bolo de chocolate sem leite


A receita de hoje é inspirada na páscoa! Nessa época, ficar sem o chocolate é mais difícil que nunca. Mas dificilmente quem tem alergia a leite pode comer um ovo de páscoa, a maioria dos chocolates no mercado leva leite. Esse bolo é muito gotoso, parece que você está comendo um pedacinho de pura chocodelícia, e não leva leite!

Essa receita não é minha, é de uma chef maravilhosa, a Nigella.

Ingredientes:

150 ml de azeite

50 gramas de cacau em pó

125 ml de água fervente

2 colheres de sopa de extrato de baunília (opcional - não faz muita diferença no final)

150 gramas de amêndoas moídas

Meia colher de chá de bicarbonato de sódio

200 gramas de sal

3 ovos grandes

Uma pitada de sal

Pré aqueça o forno a 170 graus, unte uma forma de fundo falso de mais ou menos 23 centímetros e forre com papel manteiga. Misture o cacau em pó, a água fervente e a baunília até formar uma pasta uniforme, deixe esfriar. Em uma tigela misture as amêndoas com o bicarbonato e o sal. Bata em outra tigela o açúcar, os ovos e o azeite por uns 3 minutos até formar um creme aerado. Depois vá aos poucos acrescentando a mistura de água e cacau em pó, e então vá colocando aos poucos as amêndoas, o bicarbonato e o sal. Depois coloque a massa na forma e no forno por 40 a 45 minutos (cuidado, esse tempo muitas vezes varia conforme o fogão). Pronto!!! Você pode servir inteiro ou cortar em quadradinhos pequenos para comer como se fosse um bombom, fica uma delícia!!!

A foto que coloquei foi de uma receita dupla, são dois bolos com recheio de baba de moça, que fiz para o aniversário de 7 meses da minha filha! O bolo é mais fininho normalmente, por isso fica bom cortado em cubinhos. Olha que sapeca a minha filha, não queria nem esperar o parabéns!!!

Obs: ela não comeu o bolo não, viu! Ainda está muito pequeninha para comer amêndoas e chocolate, mas bem que ela queria um pedacinho...

Se o seu caso é alergia a nozes, não fique triste! É só substituir as amêndoas por 125 gramas de farinha, e fazer todo o resto igual.

Espero que vocês gostem, e boa páscoa para todos!!!

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page