top of page

Brigadeiro sem leite


Nesse espaço da receita da semana, sempre busco por receitas mais festivas. No dia a dia, fazer a restrição de algum alimento já é difícil, mas depois que a gente se adapta à rotina, fica mais fácil... Já sabemos que marcas não levam o alimento em questão e já temos os pratos de casa. Mas quando a gente sai da rotina, por exemplo, com uma festa de aniversário, a coisa fica mais complicada. Por isso, gosto de colocar receitas festivas. E não há receita mais festiva que a de hoje: brigadeiro. Um clássico brasileiro obrigatório em qualquer festa e muito bem vindo a qualquer momento, até mesmo numa tarde chuvosa.

Essa receita não é minha, ela foi desenvolvida pelo Instituto Girassol, que é um grupo de apoio para os portadores de necessidades nutricionais especiais, para mais informações e mais receitas (eles têm um livro só para festas) visite o site www.girassolinstituto.org.br. Mas, como eu prometi na primeira receita da semana que só postaria receitas testadas, eu testei essa receita, e funciona! O sabor, claro, é diferente do brigadeiro tradicional, mas é bem semelhante e o look também é bem parecido.

Ingredientes:

1 unidade média de mandioca

½ xícara de chá de açúcar refinado

4 colheres de sopa de chocolate em pó sem leite

2 colheres de sopa de óleo

3 xícaras de chá de água

½ xícara de chá de chocolate granulado sem leite e sem soja, eu acho melhor usar açúcar granulado, ou o chocolate em pó ou até coco ralado seco, acho mais seguro que o granulado e mais fácil de achar...

Preparo:

Cozinhe a mandioca na panela de pressão por 30 minutos até ficar bem macia. Amasse bem até formar uma massa lisa sem grumos. Deixe esfriar. Em uma panela, misture bem a mandioca, o açúcar, o chocolate em pó sem leite e o óleo, acrescentando água aos poucos e mexendo sempre, a água neste caso serve para garantir que essa massa fique bem homogênea, se você bater a massa antes no liquidificador ou com um mixer, você vai precisar de menos água. Quando a mistura soltar do fundo da panela, o ponto é bem parecido com o do brigadeiro tradicional, mas cuidado, esse brigadeiro tem que ficar mais tempo mexendo na panela, ele demora mais para ficar pronto. Na realidade, é nesse o momento que pode dar erro nessa receita. Quando ficar no ponto, desligue o fogo e deixe esfriar. Em seguida, modele as bolinhas e enfeite-as com açúcar granulado ou cacau, coloque-as nas forminhas de papel e sirva.

Mesmo se você não acertar o ponto de primeira, esse brigadeiro pode virar brigadeiro de colher, assim nada se perde.

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page