SIGA-NOS:

  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • w-facebook

Copyright© 2015 - Todos os Direitos Reservados a Drª. Érica Azevedo - especialista em Alergia e Imunologia

Bolo de banana - sem leite nem ovo

 

 

A alergia alimentar, classicamente, é contra uma proteína e não um carboidrato (o açúcar é um carboidrato), mas como me pediram um bolo sem leite e sem açúcar, eu resolvi postar essa receitinha que fez maior sucesso na festinha de aniversário da minha filhota. Esse bolinho é muito bom para crianças de todas as idades!!! Lembrando que ele não leva o açúcar derivado da cana (sacarose) mas leva o açúcar proveniente das frutas (frutose)

 

Esse bolo não fica muito alto, e a massa é mais pesadinha, por isso eu prefiro fazer em forma de cupcake, mas também fica bom naquelas forminhas retangulares de bolo inglês.

Ingredientes:

 

 

2 bananas pratas

1/2 xícara de tâmaras secas sem caroço (pode ser uva passa ou damasco, é a fruta seca que vai adoçar o bolo, eu acho que as tâmaras tem um sabor que lembra o chocolate, por isso sempre as escolho para doces) 

1 xícara de flocos de aveia (eu gosto com flocos finos)

1 colher de sopa de fermento em pó

1/4 de xícara de óleo (eu uso de milho, mas pode ser de soja, de coco, azeite)

2 "ovos" de chia (2 colheres de sopa de sementes de chia + 2/3 de água) - receita aqui (se você não gosta do sabor ou textura da chia, pode usar a meia xícara da água da lata do grão de bico)

Bater as bananas, as tâmaras, os ovos e o óleo no liquidificador. Colocar essa mistura em uma tigela e adicionar a aveia e o fermento até homogenizar. Colocar nas forminhas de cupcake  ou na forma de bolo inglês untada e farinada e levar ao forno por meia hora (é sempre bom ficar vigiando, pois esse tempo pode variar conforme a potência do forno), quando você colocar o palitinho e ele sair seco, é porque está pronto!!!

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Em Destaque

Dicas para quem tem asma e rinite – controle do ambiente - Parte 2

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags