top of page

Semana Mundial da Imunodeficiência


A Semana Mundial da Imunodeficiência Primária é comemorada de 22 a 29 de abril.

As imunodeficiências primárias correspondem a um grupo variado de doenças congênitas que cursa com defeito de algum dos braços da imunidade. Esses pacientes costumam apresentar infecções de repetição, sendo que o tipo de patógeno envolvido pode variar conforme a via do sistema imunológico comprometida. Além disso, esses pacientes podem ter sintomas específicos associados à sua patologia.

Não se sabe ao certo a frequência dessas doenças, elas são bastante raras individualmente, contudo, o conjunto das imunodeficiências pode representar um problema de saúde importante, ocorrendo com frequência comparável à da leucemia e de linfomas. Portanto, é importante ficarmos atentos aos sinais de alerta.

Para mais informações consulte o site da Bragid (Grupo Brasileiro de Imunodeficiências) aqui, ou o folheto explicativo sobre a Semana Mundial de Imunodeficiência aqui. O site da Associação Brasileira de Alergia e imunopatologia - ASBAI tem informações preciosas sobre o assunto, se quiser pode consultar aqui.

Durante a Semana Mundial da Imunodeficiência Primária a ASBAI RJ está organiza eventos junto a associações de pacientes Eu luto pela imuno e a Associação dos Familiares, Amigos e portadores de doenças graves - AFAG para a conscientização sobre esse grupo de doenças. Esse ano, será realizado um piquenique no Aterro do Flamengo no dia 23/047/17, das 10 hs às 14 horas. Participe!

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page