SIGA-NOS:

  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • w-facebook

Copyright© 2015 - Todos os Direitos Reservados a Drª. Érica Azevedo - especialista em Alergia e Imunologia

Uma mão lava a outra - Como lavar as mãos

Você deve estar se perguntando o que a lavagem correta das mãos tem a ver com alergia, certo? Eu explico! É muito comum ocorrer ingestão acidental do alimento causador da alergia, mesmo o paciente já tendo consciência da sua alergia e fazendo dieta de exclusão. Essas ingestões acidentais podem ocorrer por vários motivos como:

 

- A falta de clareza na rotulagem dos alimentos (já discutimos essa questão em outros posts: Aprendendo a ler o rótulo - parte 1; Aprendendo a ler o rótulo - parte 2; e Boas notícias para os alérgicos).

 

- E a contaminação cruzada, ela ocorre quando uma quantidade mínima do alimento causador da alergia encosta ou se mistura com outro alimento, levando a um contato indireto com o alérgeno. Esse tipo de contaminação pode ocorrer, por exemplo, quando usamos a colher do arroz para pegar o camarão, e depois devolvemos a colher para a tigela do arroz, com isso, o arroz fica contaminado com o camarão, podendo causar reação em alguém alérgico a camarão.

 

Uma outra forma de ter contaminação cruzada é quando eu como um biscoito de amendoim com minhas mãos, e depois manipulo o alimento de alguém alérgico a amendoim. E é por isso que é muito importante lavar as mãos corretamente antes de manipular qualquer alimento para uma pessoa alérgica. Não basta apenas usar lenços umidecidos ou álcool em gel, é importante lavar as mãos corretamente para evitar qualquer risco!

 

Por essa razão, fiz esse vídeo mostrando, passo a passo, como lavar as mãos corretamente. Espero que seja útil!

 

 

Lavar as mãos

Tags:

Please reload

Em Destaque

Dicas para quem tem asma e rinite – controle do ambiente - Parte 2

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags