top of page

Cocadinha francesa da Rita Lobo


Vou confessar para vocês que eu AMO a Rita Lobo, ela faz o “Cozinha Prática” no GNT e tem um blog de culinária, o “Panelina” e as receitas dela são realmente bem práticas, e sempre deram certo comigo. A receita de hoje é dela, mas estou passando aqui por 2 motivos, primeiro é uma opção de biscoito sem leite para o lanche, e segundo essa receita aproveita o que sobra do coco quando a gente faz o leite de coco. Eu testei essa receita e dá certo, mas tem que tomar cuidado com certos detalhes na hora de fazer...

Ingredientes:

1 xícara de chá de coco fresco ralado

2 xícaras de chá de bagaço de coco (aquele que sobrou quando você fez a água de coco – obs: não tire totalmente a umidade do bagaço)

1 clara de ovo

½ xícara de chá de açúcar

1 pitada de sal

Preaqueça o forno a 160ºC (temperatura baixa). Unte uma assadeira grande com óleo. Junte o coco ralado, o bagaço do coco, o açúcar, o sal e a clara de ovo. Misture apenas para formar uma massa – se essa massa estiver parecendo seca, e a clara é de um ovo pequeno, acrescente outra clara, senão a cocada fica esfarelenta, e não dá certo, isso aconteceu comigo...

Com as mão umidas, molde as bolinhas e transfira para a assadeira, deixando um espaço de 3 cm entre cada cocadinha. Leve para assar por cerca de 30 minutos, até firmar e soltar da assadeira. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir (deixar esfriar é essencial, se você pega-las ainda quentes elas desmoronam na sua mão).

As cocadinhas duram até 3 dias, se armazenadas num recipiente com fechamento hermético (mas não coloque as cocadinhas dentro da geladeira, a umidade vai fazer com que elas se desmanchem (também aprendi isso na prática).

Para mais detalhes você pode acessar o site do “Cozinha Prática” no GNT:

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page