top of page

Como o leite materno ajuda o bebê a ter menos infecções?

Hoje é o último dia da Semana Mundial do Aleitamento Materno e, por isso, decidi falar um pouquinho sobre os benefícios que a amamentação traz (além de tantos outros) para o sistema imunológico do bebê.

Já é de conhecimento geral que bebês alimentados com leite materno apresentam menos infecções que aqueles que usam fórmula, e isso ocorre não só porque o leite materno é livre de bactérias, mas também porque ele ajuda a modular o sistema imunológico do bebê. Pode-se dizer que o leite materno é um meio de comunicação entre o sistema imunológico da mãe e do bebê e vai influenciar o metabolismo, a função imunológica e a flora bacteriana da criança.

Como?

1) Os anticorpos:

O leite materno tem em sua composição anticorpos específicos de mucosa, chamados imunoglobulina A secretória (SIgA), que são mais resistentes à digestão. Eles agem promovendo um revestimento protetor nas superfícies de mucosas.

2) As células de defesa:

Além dos anticorpos, vamos encontrar células imunológicas que interagem com a mucosa digestiva e do trato respiratório alto conferindo estímulo ao desenvolvimento e à maturação do sistema imune de mucosas do recém-nascido.

3) Os agentes prebióticos:

Por fim, não podemos nos esquecer que o leite materno contém agentes prebióticos que estimulam a proliferação de bactérias benéficas e, assim, inibindo o crescimento de bactérias perigosas.

Nesse ano, o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno foi: “Mulheres que trabalham e amamentam", com o objetivo de sensibilizar empresas para a importância da amamentação. Permitir horários flexíveis e ter creches no trabalho, além de gerar trabalhadores mais felizes, também diminui o número de faltas, pois bebês amamentados ao seio apresentam menos infecções.

Bibliografia:

1) Alergia e Imunologia na Infância e na Adolescência. GRUMACH, A.S. Ed. Atheneu, 2008.

2) http://www.cartacapital.com.br/sociedade/semana-mundial-do-aleitamento-tem-como-tema-mulheres-que-trabalham-fora-de-casa-7274.html

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page