top of page

Alergias na gravidez - Asma

Oi pessoal! Continuando a nossa parceria com o site Gravidez e Etc, da jornalista Tais Faccioli, segue o post que escrevi pro site dela:

No nosso post anterior sobre alergias na gravidez falamos sobre a rinite e hoje vamos falar sobre a asma, então o papo de hoje é mais sério, afinal, a asma mal conduzida pode levar a um menor aporte de oxigênio para o feto, causando sérios problemas. Pode aumentar as chances de pré-eclâmpsia, mortalidade perinatal, parto prematuro e baixo peso ao nascer. O curso da asma na gestação é imprevisível, um terço das mulheres melhora, um terço piora e um terço mantém-se sem alterações.

Algumas situações podem levar a piora da asma. Entre essas, podemos destacar o tabagismo, as infecções respiratórias, a falta de aderência ao tratamento e o refluxo gastro-esofágico, essas condições devem ser prontamente tratadas para evitar exacerbações do quadro de asma. Aliás, o ideal é que a mulher com asma já esteja sendo acompanhada pelo médico desde antes de engravidar.

É sempre bom ficar atenta a alguns sinais de que a sua asma pode estar piorando:

- Tosse pior a noite ou pela manhã ou quando você se exercita

- Chiado no peito

- Falta de ar

- Aperto no peito

Se você apresentar algum desses sinais fale com seu médico.

A asma bem controlada tem pouco ou nenhum risco adicional para a mãe e para o bebê. Então o que mais quero enfatizar é a importância de continuar o seu tratamento para a asma e acompanhamento com médico especializado durante a gravidez.

Bibliografia:

1) Global Strategy for Asthma Management and Prevention – GINA, 2011

2) Adkinson NF et al. Middleton’s Allergy Principles and Practices. 7a edição, 2009.

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page