top of page

Eu preciso de um alergista?


O alergista é um médico que completou 2 anos de treinamento específico após especialização anterior em clínica médica ou pediatria. Todo alergista é também um imunologista, devido à base imunológica das doenças que diagnostica e trata.

O alergista será capaz de cuidar de pacientes com doenças alérgicas tais como:

- Anaflaxia

- Asma

- Rinite alérgica

- Sinusites

- Conjuntivite alérgica

- Tosse

- Dermatite atópica

- Dermatite de contato

- Urticária e Angioedema

- Alergia a medicamentos

- Alergia alimentar

- Alergia a insetos

- Imunodeficiências primárias

E será capaz de realizar e interpretar procedimentos como:

- Testes cutâneos - Prick teste

- Teste de contato

- Teste intradérmico de hipersensibilidade tardia

- Imunoterapia específica

- Terapia imunomoduladora

- Testes de provocação para doenças alérgicas

- Dessensibilização a medicamentos

A alergia e imunologia é uma especialidade relativamente nova na medicina. Há pouco tempo os pacientes alérgicos eram diagnosticados e tratados por médicos de outras especialidades.

As doenças alérgicas atigem boa parte da população brasileira. A falta de tratamento adequado resulta em um fardo pesado, tanto para a sociedade, que arca com os custos econômicos, quanto para o indivíduo que sofre grande impacto em sua qualidade de vida. Assim, o tratamento adequado dessas doenças vai proporcionar um maior bem estar fisico e mental - e mental sim! Só quem já passou por uma semana com o nariz entupido ou por uma crise de asma sabe como isso pode deixar qualquer um doido ;).

Bibliografia:

1) Del Giacco S et al. What is an allergist? Reciled Document Incorporating Member Society Comments, September 3, 2007. WAO Journal 2008; 19-20

2) American Academy of Allergy, Asthma and Immunology. Consultation and Referral Guidelines Citing the Evidence: How the Allergist/Immunologist Can Help. www.aaai.org/practice-resources/consultation-and-referral-guidelines.aspx

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page